Por que fazer consultas odontológicas regularmente?

Fazer uma consulta odontológica regularmente é muito importante para manter a saúde bucal em dia e evitar situações adversas. Ao contrário do que muitos acreditam, o dentista não deve ser procurado apenas ao sentir algum de dor ou desconforto, mas sim regularmente. O acompanhamento periódico com o dentista deve ser feito também para prevenir eventuais desconfortos e para um tratamento mais rápido, em caso de detecção de problemas na saúde bucal, já que, quanto antes descoberto, mais tranquilo e rápido será o procedimento.

Durante a consulta de rotina o dentista vai avaliar se existe o acúmulo de tártaro e a presença de cáries nos dentes. Além disso, vai verificar o estado da gengiva e língua, entre outras coisas. Após a avaliação, é realizada uma limpeza profissional com flúor para a correção e prevenção de doenças e o dentista faz recomendações para melhorar a escovação diária do paciente.

Afinal, em que as consultas odontológicas regulares ajudam?

consulta odontológica

O mais recomendável é que as consultas de rotina aconteçam a cada seis meses, pois existem algumas doenças que têm sintomas muito silenciosos e que a longo prazo podem se tornar graves. Mas além de evitar problemas graves na saúde bucal, as consultas periódicas com o dentista podem auxiliar em:

• Prevenção de doenças bucais

Situações recorrentes, como a presença de cáries, mau hálito e gengivite são alguns dos problemas que as idas regulares ao dentista podem ajudar a minimizar. Afinal de contas, ninguém quer e nem precisa passar por isso!

• Manter o sorriso bonito e saudável

A manutenção da rotina de higiene bucal diária, associada às profilaxias (as comumente conhecidas limpezas profissionais nos dentes) garantirá um sorriso mais bonito esteticamente e muito mais saudável.

• Prevenir outros problemas de saúde

Engana-se quem pensa que os problemas da saúde bucal afetam apenas a boca, eles podem afetar a saúde como um todo. Consultas frequentes garantem um acompanhamento e, consequentemente, menores incidências de problemas graves. Não deixe sua saúde bucal de lado!